terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Você sabe o que são Alimentos Termogênicos?

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia para realizar a digestão. Todos os alimentos são considerados termogênicos, porém existem alguns que se destacam mais que os outros porque induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado gastando, assim, mais caloria. 


Para perder peso, o ideal é praticar exercícios físicos e alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada desses alimentos pode não ser tão gratificante como esperado, pois devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos. Pode haver dores de cabeça, insônia, problemas no aparelho digestivo, tontura e outros problemas se os alimentos termogênicos forem consumidos em demasia e sem supervisão. 


Confira abaixo a lista de alimentos que desempenham esta função:







Fonte:Facebook(nutriçãocomamor)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O poder da maçã em doenças

macas
maçã é mesmo uma rainha das frutas. Com tanta valiosas qualidades nutritivas. Ela é indicada para todas as pessoas, especialmente  para indivíduos que sofrem de transtornos de saúde.


Anti-séptico, Feridas e Contusões – Ralar a maça e aplicar no locar afetado. Observação as frutas usadas deve ser sadias, sem nenhuma deterioração.
Artrite – Substituir uma refeição do dia por maçãs de preferência o café da manha (pequeno almoço como diz em Portugal) fazer durante um a dois meses.
Asma  e Bronquite- Fazer uma refeição por maçã assada, comer ainda quente, e outra refeição a maçã crua, por alguns dias. Outra forma é cozer a maça picada em pouca água e mel, deixar cozer até a maçã tiver completamente cozida. Tomar este caldo varias vezes por dia. O chá das flores da maceira também é otimo.
Aterosclerose - Comer maçãs frequentemente e com abundância, ajuda a preveni.
Problema de bexiga – É indicado o abundantemente o suco natural de maçã. Nada dos sucos artificias.
Como Calmante – Fazer o chá da casca da maça e tomar com mel. O chá deve ser morno e nada de açúcar.
Problemas Cardíaco – É indicado tomar o xarope de maçã. Como fazer: cozinhar a maçã com mel até ficar uma calda, deve levar uns 40 minutos. E tomar varias vezes por dia.
Cárie Dentária - Para preveni cárie recomenda comer com  frequência, e substitui uma refeição de vez em quando.
Cálculos Renais e Vesículas – Tomar suco natural de maçã três vezes ao dia.
Catarro – Cozinhar maçã picada, colocar pouca água e mel, deixar ficar uma calda. Tomar este caldo quente, varias vezes por dia.
Cólera – Cozer bem a maçã até ficar um caldo, e tomar este caldo varias vezes ao dia. Também comer maçãs cruas e cozida.
Colite -Tomar suco natural de maças com frequência. Ainda recomenda-se fazer um dia por semana, uma refeição exclusiva de maçã.
Conjuntivite, Inflamações dos Olhos- Lavar os olhos de duas a três vezes por dia com o suco de maçã, usa um algodão molhado. Pode-se fazer cataplasmas  com a maçã ralada.
Constipação Intestinal, Prisão de Ventre – Comer maçãs com a casca deve ser acompanhada com mamão, mel e pão integral. As frutas deve ser bem lavada. Comer também as sementes da maçã e mamão, mas deve ser bem mastigada.
Convulsões - Recomenda-se fazer uma dieta com maça um a dois dias por semana.
Depurativo ou Desintoxicar – Fazer refeição exclusiva de maçã de um a dois dias por semana, durante uns dois meses.
Dermatoses e Problema de Pele – Substituir uma refeição (de preferência o café da manhã). de um a dois dias na semana por um período de dois a três meses.
Diabete - Recomenda-se substituir uma refeição por maçã de um a dois dias por semana. Mas antes de tomar esta decisão procura orientação do seu medico.
Diarreia, Desenteria  – Cozinhar maçãs e tomar o caldo. Fazer uma refeição com maçãs assada ou crua.
Dores de Garganta – Fazer gargarejo com suco morno de maçã. Também é bom fazer uma refeição exclusiva com maçã.
Stress, Esgotamento nervoso - Comer maçãs com maior frequência, e de preferência fazer uma refeição só com maçãs.
Febre – Tomar bastante suco natural de maçã. Também é muito bom o xarope de maçã. Modo de fazer o xarope: Cozinhar o suco de maçã com mel de abelha e deixar apurar bem, leva uns 40 minutos.
Flatulência – Comer de uma a três maçãs com casca por dia durante uma semana ou mais. Se comer com casca deve lavar muito bem a maçã e mastigar bem ou ralada.
Gota, Reumatismo – Substitui uma refeição do dia por maçãs, melhor opção o café da manhã, por uns dois meses.
Gravidez – Bom tomar suco natural de maçã.
Hemorróidas – Comer maçãs com muita frequência.
Perda de peso, Obesidade – Recomenda fazer refeições exclusiva com maçãs de um a três de por semana. De preferência o jantar.
Pneumonia, Refreados, Tosse, Sinusite e Rouquidão – Fazer uma refeição com maçã assada, quente com  torradas; e outra refeição com maçã crua. Por vários dias. Uma outra forma é cozer maça picada com pouca água e acompanhada com mel, tomar este caldo varias vezes no dia. O chá das flores da macieira, tomar morno. Comer maça ralada com mel.




Fonte:RitaSousablog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Menopausa e dicas nutricionais

A menopausa é caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual da função ovariana. Ovários param de produzir estrogênio e progesterona. A menopausa geralmente acontece entre os 40-50 anos de idade. Alguns sintomas podem começar aparecer alguns anos antes da menopausa. Esta fase é chamada de perimenopausa ou pré-menopausa, oferecendo uma oportunidade de preparação emocional e física pra a transição que está por vir.
Durante a pré-menopausa, os ovários não ovulam com regularidade e o começa o sintoma das ondas de calor. O tratamento de reposição de hormônios sintéticos traz enormes riscos à saúde, pois contribui para o aparecimento de câncer de mama e problemas cardíacos. No entanto, quando a mulher pratica atividade física e se alimenta bem, as supra-renais geralmente reagem a menopausa gerando hormônios precursores como pregnenolona e o DHEA, que são convertidos em estrogênio, progesterona e testosterona, não necessitando da reposição hormonal.

Sintomas: 
Suspensão da menstruação;
-Ondas de calor;
-Secura vaginal;
-Sudorese noturna;
-Insônia;
-Tonteira;
-Palpitações cardíacas;
-Dores de cabeça;
-Redução da libido;
-Alterações no humor;
-Cansaço;
-Dor nas juntas;
-Alterações na pele (acne, pêlos faciais, queda de cabelo).
Alimentação:
Adote uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas. Esses alimentos contêm fitoesteróis que conferem equilíbrio hormonal. Deve ser dado atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis. Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radiante. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vitamina E regula a produção de estrogênio. Não esqueça de incluir óleo de nozes e sementes processadas a frio em sua alimentação. Consuma diariamente 1 colher de sopa de linhaça moída. Ela contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol. Beber baste água que vai ajudar a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.

Alimentos que devem ser evitados:

Reduzir o consumo de carne vermelha e outras fontes de gordura saturada para proteção de problemas cardíacos. Evitar bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes...), pois eliminam o cálcio do organismo. Cafeína e álcool agravam o aparecimento das ondas de calor, portanto, elimine-os da sua alimentação.

Dicas nutricionais: 

- Controle o seu peso corporal, pois o risco de câncer de mama e derrame é bem maior em mulheres acima do peso;
- Diminua o consumo de gorduras saturadas e trans para prevenir doenças do coração. De prioridade para as gorduras saudáveis (ômega 3);
- Acrescente fibras na dieta, pois reduzem o colesterol e garantem bom funcionamento intestinal;
- Pratique exercícios físicos diários. Ajudam na queima da gordura;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio para proteger contra osteoporose;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em soja, pois apresentam fitoesteróis;
- Consuma peixe 3 vezes por semana (ômega 3);
- Use diariamente semente de linhaça (1 colher de sopa), para prevenir sintomas da menopausa;
- Ingira alimentos ricos em vitamina E que ajudam na hidratação e evitam ressecamento vaginal e da pele (gérmen de trigo, aveia, carnes, feijão, ervilha e cereais integrais);
- Inclua alimentos ricos em triptofano (aminoácido), pois diminuem a sensação de depressão decorrente a esta nova fase. Fontes: leite e derivados, banana...;
- Aumente o consumo de bioflavonoides, encontrados nas frutas cítricas, diminuem o calorão e são ricos em vitamina C (antioxidantes);
- Aumente o consumo de alimentos que contêm fitoestrógenos como: erva doce, repolho, cenoura, aipo, cereja, amora, espinafre, chá verde e inhame.




Fonte:sónutrição

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Você tem fome de que?

Descubra os reais motivos que te levam ao excesso alimentar e emagreça!




Um dos grandes desafios para a maioria das pessoas é saber diferenciar a fome da vontade de comer, e aprender a comer somente quando estiver com fome.

De acordo com os dicionários, a fome é um processo fisiológico pelo qual o corpo indica que necessita de alimento para manter suas atividades compatíveis com a vida. Por se tratar de uma necessidade fisiológica, qualquer alimento consumido gera a sensação de saciedade.

Já a vontade de comer, pode surgir até mesmo quando a pessoa terminou uma refeição ela está geralmente associada a um alimento especifico e que traga prazer e satisfação. Neste caso, podemos até substituí-lo por outro alimento, mas o desejo permanece.

Para algumas pessoas os alimentos podem funcionar como "válvula de escape" para satisfazer insatisfações pessoais, no entanto esta atitude pode levar ao consumo excessivo de calorias, desencadeando um quadro de sobrepeso, uma vez que o individuo estará consumindo mais energia que seu organismo necessita.
Por isso é fundamental aprender a identificar se você está comendo por fome ou apenas por vontade, assim ficará mais fácil resolver as situações sem recorrer aos alimentos. Além disso, é essencial estabelecer uma rotina alimentar, estipulando horários para cada refeição, sempre respeitando o intervalo máximo de 4 horas entre cada uma e se a vontade permanecer por que não encaixar o alimento de desejo no lanche da tarde ou da manhã, por exemplo, mas esta substituição não deve ser feitas todos os dias.

E lembre-se: comer de forma adequada exige treino e comprometimento, por isso antes de atacar aquele alimento, reflita: estou realmente com fome ou é apenas uma vontade? Essas calorias a mais valem mesmo à pena?

Com essa simples pergunta, você certamente obterá muitas respostas.






Fonte:DietaeSaúde