Mesmo com todo o avanço da medicina moderna muitas vezes o que nós precisamos é um remedinho caseiro...
Esse alimento não existiria sem as flores. Se bem armazenado em local frio e seco, esse alimento pode durar por tempo indeterminado.
O mel pode trazer vários benefícios para a sua saúde, mas sabe para o que ele é realmente muito bom?
O mel é ótimo para a garganta e a voz, já que funciona como um creme hidratante e lubrificante das cordas vocais. Além disso, o mel também tem ação expectorante, antiinflamatória e dificulta a reprodução de bactérias. Por isso, aquelas receitas para gripes e resfriados que pedem mel são uma boa opção de tratamento.
O mel também é bom durante a gravidez. Segundo alguns estudos, a gestante não diabética pode tomar de 5 a 10g de mel diariamente e dessa forma contribuir para ampliar as sinapses do cérebro do bebê. Mas atenção mães! Crianças de até dois anos não devem tomar mel porque ele tem um nível de toxina que não afeta os adultos, mas pode fazer mal à elas e causar doenças como o botulismo.
E você sabia que o mel também é uma ótima fonte de energia? Para se ter uma ideia, um quilo de mel tem o mesmo valor energético que 50 ovos, 40 laranjas OU 25 bananas. Se você quiser mais disposição durante o dia, coma de cinco a dez gramas de mel todo dia.
Além de todos esses benefícios, cada tipo de mel traz características específicas da planta da qual a abelha retirou o néctar e o Brasil é um dos países com maior variedade de tipos.
O mel de eucalipto é o mais expectorante, deixa a respiração mais refrescante. Tem essa cor mais escura e possui minerais que podem ajudar no combate à anemia.
Já o mel de laranjeira tem propriedades que ajudam na digestão e funcionamento do intestino.
O mel de carqueja tem ação diurética.
E por último o mel em favos, indicado para pessoas que sofrem de sinusite.
O mel também pode ser uma receita caseira ótima para a pele.
São duas colheres de mel e uma colher de argila. Misture bem e pronto! Você tem uma ótima máscara facial que vai retirar as toxinas e impurezas da sua pele e selar a umidade dela.
Aproveite as vantagens do mel agora que você já aprendeu e escolha qual o melhor tipo para você!
Fonte: r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário