sexta-feira, 31 de agosto de 2012

31 de Agosto: Dia do Nutricionista! Uma pequena homenagem....






















Hoje é o dia mais esperado por nós, nutricionistas, uma data pelo qual, simboliza o amor pela Nutrição, um laço pela vida e o ser humano.
São anos de preparação, dedicação, estudos para levarmos um pouquinho do nosso conhecimento a todas as pessoas. 
Nosso objetivo é fazer daquele alimento, o remédio mais precioso... a SAÚDE!
É buscar de dentro daquele paciente, a forma mais leve de encarar a doença e transforma-lá em esperanças de uma vida plena, mostrando que com perseverança e comprometimento, conseguiremos alcançar nosso objetivo, que pra nós, é lei!
Queremos que a Nutrição se espalhe a todas as pessoas, que todos possam ter orientação para ter uma vida mais saudável, um fator fundamental para o bem estar.
Ser um profissional da saúde, vai muito além de prescrever um remédio ou uma dieta. Tem que ter amor ao que faz, assim como todas as profissões. Mas deve ter mais amor, carinho, compaixão ao próximo, pois lidamos com vidas! 
Vidas que por inúmeros motivos, são sofridos, que passam por dificuldades, que precisam de ajuda, que tentam buscar no fim do túnel uma esperança. E é nosso dever reverter esta situação, trazendo de volta, aquele sorriso no rosto, aquela felicidade estampada nos olhos, que foi esquecido por algum momento da vida.
A relação nutricionista/paciente, é de amizade. Nosso foco é laçar uma amizade e confiança, para que juntos, busquemos o melhor resultado.
O Momento Nutrição deseja a todos os nutricionistas, um excelente dia, que cada um possa compartilhar seus conhecimentos,sobretudo, levando junto o amor, pois sem amor nada vale a pena!
E lembrem-se: Juntos faremos a diferença!!!



FELIZ DIA DO NUTRICIONISTA!
Daniella Machado


Um vídeo para descontrair...rs

http://www.youtube.com/watch?v=H-SI927RHfk&feature=player_embedded








segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Troque o açúcar por estes sete substitutos saudáveis...


Stévia, açúcar mascavo e mel são opções para preservar a 

saúde sem cortar a sobremesa!!!


Bolos, tortas, doces, sorvetes e sobremesas são guloseimas que levam na receita o açúcar, componente apontado como vilão da alimentação saudável. Apesar de ser agradável ao paladar, o açúcar branco e refinado não carrega quantidades significativas de nutrientes e ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização. O resultado? Isso faz dele um alimento nocivo ao funcionamento do organismo. Tanto é que segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) o açúcar é tão perigoso quanto o álcool e o cigarro, e seu consumo também deveria ser controlado. Em artigo publicado pela revista Nature, os cientistas afirmam que ele é o responsável por problemas de saúde que vão além da obesidade e diabetes, também provoca a elevação do triglicérides, alterações no fígado e na hipertensão arterial. 

Mas há uma saída para manter a saúde sem tirar o doce da alimentação: o jeito é substituir esse vilão por adoçantes (químicos ou naturais) mais saudáveis, que agregam valor nutricional à sua alimentação. 

Mas vale lembrar que o abuso dos adoçantes também deve ser evitado, já que, em excesso, eles ativam os receptores de glicose no intestino. "Esse processo aumenta a glicemia - predispondo o diabetes - e o acúmulo de gordura no tecido adiposo". Conheça alguns adoçantes saudáveis e escolha o que melhor se adapta a sua rotina alimentar. Eles ainda são a melhor opção, principalmente quando comparados com o ciclamato, que, de acordo com uma série de pesquisas, contém substâncias possivelmente cancerígenas.

Adoçantes de stevia - foto: Getty Images
Stévia 


Os adoçantes feitos à base de stévia são extraídos da folha da Stevia rebaudiana, uma planta de origem indiana. Essa opção figura entre as mais saudáveis, já que é de origem natural e não causa qualquer alteração na glicemia. "Ela adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar sem adicionar calorias à dieta".








      Açúcar Mascavo


Para quem não tem diabetes, o açúcar branco pode ser substituído pelo açúcar mascavo. "Esse alimento é obtido das primeiras extrações da cana, por isso possui menos calorias e mais minerais - como cálcio, magnésio, potássio e fósforo - que o açúcar branco".

Ele pode ser utilizado da mesma maneira que o açúcar branco, mas vale ressaltar que ele contém calorias e por isso deve ser usado com moderação. 
A compra desse alimento também merece atenção, já que pode ser feita a granel, em que o produto fica exposto. Nesse caso o risco de contaminação é maior. Prefira comprar o produto embalado e confira os dados de lote e prazo de validade.
  
Açúcar demerara 

Açúcar demerara - foto: Getty ImagesTambém chamado de cristal dourado, o açúcar demerara é levemente refinado, ficando entre o açúcar mascavo e o refinado. "A principal vantagem é que ele não recebe aditivos químicos". Seus grãos são maiores e um pouco mais difíceis de diluir. Uma sugestão é triturá-lo no liquidificador antes de consumir. Seu valor nutricional é semelhante ao do açúcar mascavo.  

          Sucralose 


Adoçante em pó - foto: Getty Images"A sucralose é elaborada a partir da modificação da molécula do açúcar. Apesar de não conter nutrientes, ela não tem os efeitos nocivos do açúcar, já que não altera a taxa glicêmica" . Os adoçantes de mesa feitos à base de sucralose possuem poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar, têm sabor agradável e podem ser utilizados em preparações 
quentes e frias.

Mel - foto: Getty Images

Mel 


Constituído por frutose e glicose, ele é fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais. Também é conhecido pelas suas ações antifúngica e bactericida. Mas possui elevado valor calórico, portanto não deve ser consumido em grande quantidade. "Quando é aquecido, o mel pode sofrer uma perda significativa dos nutrientes. Por isso, prefira consumi-lo sem cozinhar".





Açúcar orgânico - foto: Getty Images
Açúcar orgânico 

O açúcar orgânico é cultivado e processado sem o uso de qualquer aditivo químico. "Isso garante que o alimento seja mais nutritivo que a versão refinada, e livre de substâncias que fazem mal ao organismo". No entanto, seu consumo também deve ser moderado, já que também aumenta a taxa glicêmica no sangue. 


Adoçante líquido - foto: Getty Images
Acessulfame-K 

Este adoçante é derivado do potássio e tem poder adoçante entre 130 e 200 vezes maior do que o açúcar branco. Ele pode ser adicionado à comida e bebida. Também está presente nos chicletes que não levam adição de açúcar. Apesar de não adicionar nutrientes à alimentação, não há estudos comprovando seu efeito nocivo ao organismo.  















Fonte: Minha Vida

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hoje é o dia Nacional do Combate ao Colesterol!


Todos sabemos que existem dois tipos de colesterol: o colesterol "bom" (HDL) e o colesterol "ruim" (LDL).
A partir do momento em que você passa a consumir um alimento gorduroso, por exemplo, parte desta gordura (HDL) o fígado consegue metabolizar, transformando em bile, sendo excretado pela urina, a outra parte (LDL) o fígado também consegue metabolizar e excretar. Porém, quando há "excesso de LDL", o fígado não consegue metabolizar (por ser uma lipoproteína de baixa densidade, sendo as principais transportadoras de lipídios) e isso acaba voltando para a corrente sanguínea. Ou seja, esses "produtos finais" não metabolizados, voltam como "sujeira" para nosso sangue, transformando em doenças como Aterosclerose (nada mais é , do que o entupimento das artérias pelo excesso de gordura), além de DCV (doenças cardiovasculares), AVC (acidente vascular cerebral), Derrame, Infarto, Trombose...
Para combatermos a todas essas doenças, devemos optar por alimentos não gordurosos e que contenham colesterol bom (HDL), pois ele ajuda na temperatura corporal e fazem depósitos de energia.

Algumas dicas para prevenir o colesterol ruim (LDL) ...

- Opte por carnes magras (peixe, frango). Encontra-se o ômega-3, excelente gordura monoinsatura, que ajuda na redução do colesterol ruim, além de ser anti-inflmatória.
- Quando consumir carnes vermelhas, evite frituras. Opte por grelhas e chapas que não necessitam de óleo ou manteiga.
- Evite consumir "fast foods" , por apresentarem alta taxa de gorduras saturadas, gorduras em que o fígado não consegue metabolizar.
- Consuma alimentos integrais, eles ajudam a inibir a absorção do colesterol ruim.
- O vinho ajuda a diminuir o colesterol, já que o etanol melhora na transformação de colesterol ruim em colesterol bom.
 - Evite o consumo de queijos muito amarelos, creme de leite, requeijão, por serem mais gordurosos.
- Consuma diariamente Azeite (extra virgem), ele ajuda a combater o colesterol, pois é composto de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, sendo capazes de reduzir o colesterol ruim. Mas cuidado: Consuma ao natural, usá-lo em preparações culinárias, há altas temperaturas, perde suas propriedades.

E lembrem-se:

"VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!"





Imagem:Google

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Queijo pode reduzir risco de diabetes tipo 2...



Para a alegria dos amantes de queijo, um estudo recente sugere que consumir porções diárias do alimento pode diminuir em cerca de 12% os riscos de se desenvolver diabetes tipo 2.

Na pesquisa, foram avaliados cerca de 340 mil habitantes de oito países da Europa, que responderam a questionários sobre hábitos alimentares – além de dados como idade, gênero, Índice de Massa Corporal e fatores de risco de diabetes. Aqueles que consumiam diariamente produtos fermentados (como queijo e iogurte) apresentavam menos chances de desenvolver o tipo mais comum da doença.

Os autores não descobriram a causa exata do fenômeno e, por isso, recomendam cautela na hora de usar a conclusão do estudo para mudar de hábitos alimentares. “É muito simplista se concentrar em apenas um alimento”, disse o pesquisador Iain Frame, em entrevista ao The Telegraph. “Nós recomendamos uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouco sal e gordura”.

Levando em conta que a obesidade é um dos maiores fatores de risco para se desenvolver diabetes tipo 2, exagerar no consumo de queijos (muitos têm alto teor de gordura) para evitar a doença não parece uma boa estratégia. Aposte na moderação.







Fonte:meunutricionista.com.br