Todos sabemos que existem dois tipos de colesterol: o colesterol "bom" (HDL) e o colesterol "ruim" (LDL).
A partir do momento em que você passa a consumir um alimento gorduroso, por exemplo, parte desta gordura (HDL) o fígado consegue metabolizar, transformando em bile, sendo excretado pela urina, a outra parte (LDL) o fígado também consegue metabolizar e excretar. Porém, quando há "excesso de LDL", o fígado não consegue metabolizar (por ser uma lipoproteína de baixa densidade, sendo as principais transportadoras de lipídios) e isso acaba voltando para a corrente sanguínea. Ou seja, esses "produtos finais" não metabolizados, voltam como "sujeira" para nosso sangue, transformando em doenças como Aterosclerose (nada mais é , do que o entupimento das artérias pelo excesso de gordura), além de DCV (doenças cardiovasculares), AVC (acidente vascular cerebral), Derrame, Infarto, Trombose...
Para combatermos a todas essas doenças, devemos optar por alimentos não gordurosos e que contenham colesterol bom (HDL), pois ele ajuda na temperatura corporal e fazem depósitos de energia.
Algumas dicas para prevenir o colesterol ruim (LDL) ...
- Opte por carnes magras (peixe, frango). Encontra-se o ômega-3, excelente gordura monoinsatura, que ajuda na redução do colesterol ruim, além de ser anti-inflmatória.
- Quando consumir carnes vermelhas, evite frituras. Opte por grelhas e chapas que não necessitam de óleo ou manteiga.
- Evite consumir "fast foods" , por apresentarem alta taxa de gorduras saturadas, gorduras em que o fígado não consegue metabolizar.
- Consuma alimentos integrais, eles ajudam a inibir a absorção do colesterol ruim.
- O vinho ajuda a diminuir o colesterol, já que o etanol melhora na transformação de colesterol ruim em colesterol bom.
- Evite o consumo de queijos muito amarelos, creme de leite, requeijão, por serem mais gordurosos.
- Consuma diariamente Azeite (extra virgem), ele ajuda a combater o colesterol, pois é composto de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, sendo capazes de reduzir o colesterol ruim. Mas cuidado: Consuma ao natural, usá-lo em preparações culinárias, há altas temperaturas, perde suas propriedades.
E lembrem-se:
"VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!"
Imagem:Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário