A anemia ainda é muito frequente entre as crianças brasileiras e não importa a classe social. O relatório "A United Call to Action"* , feito por um comitê do qual fazem parte a UNICEF e Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que mais da metade das crianças em idade pré-escolar no Brasil tem anemia. E a causa principal é a deficiência de ferro.
A maioria das mães sabe que a atenção com a alimentação das crianças deve estar presente em todas as refeições, começando pelo café da manhã, mas é importante pensar se os alimentos oferecidos às crianças contêm os nutrientes necessários para as funções do organismo.
No caso do ferro, que exerce papel fundamental no crescimento infantil, é bom saber que alimentos podem ajudar. O ferro transporta o oxigênio para as células, contribui para o desenvolvimento do sistema imunológico e fornece energia para as atividades físicas. Também é muito importante para o desenvolvimento intelectual da criança e sua deficiência pode prejudicar o aprendizado.
Os brasileiros consomem diversos alimentos que contêm ferro, como carne vermelha, feijão e cereais integrais, mas o que acontece atualmente é que a quantidade que muitas famílias consomem acaba sendo insuficiente. A nutricionista e professora da Universidade de São Paulo (USP) Sílvia M. Franciscato Cozzolino, explica que quando o consumo de carne, principal fonte de ferro, é menor que o recomendado, é preciso ingerir uma grande quantidade de outros alimentos para compensá-lo. "O potencial que o organismo tem de absorver o ferro costuma ser baixo", diz a professora.
Ela diz ainda que é possível incluir o ferro em todas as refeições da garotada, inclusive no café da manhã. A primeira refeição do dia é muito importante, pois quebra o jejum de várias horas. Para a professora Sílvia, um café da manhã que fornece cerca de 25% dos nutrientes necessários para o dia é uma boa refeição. "Garantir esse percentual de ferro já na primeira refeição é muito positivo", avisa a nutricionista. Ela destaca também que alimentos que contenham vitamina C, como suco de laranja, podem melhorar a absorção do ferro contido nos alimentos.
Outra dica é incluir no cardápio das crianças alimentos fortificados com ferro, como alguns cereais matinais. Além de conquistar o paladar infantil e ser uma opção nutritiva, uma porção de 30 g de cereais matinais (equivalente a 3/4 de uma xícara cheia) regado com 125 ml de leite fornece aproximadamente 27% da necessidade diária de ferro.
Fonte: Nestle
Nenhum comentário:
Postar um comentário