quarta-feira, 27 de junho de 2012

1 ano de Momento Nutrição... vamos falar de Nutrição?!

Ola pessoal, o blog está comemorando 1 ano e gostaria de postar uma matéria bem bacana relacionando a alimentação de uns anos atrás para os dias atuais. Ai me pergunto: O que mudou durante esses anos? As pessoas estão comendo de forma correta? A saúde das pessoas está como o esperado e o adequado? Essas e outras dúvidas irei abortar hoje...


Bom, sabemos que nossa vida é uma correria e por conta disso, acabamos deixando alguns pontos importantes, como a alimentação, de lado... Mas, podemos e devemos mudar isso!


Vocês fazem todas as refeições principais diariamente? Costumam comer frutas, verduras e legumes ou optam pelos "lanchinhos"...? Saibam que nosso corpo transmite aquilo que nós consumimos. Como diz o ditado " Você é o que você come", exatamente isso, para termos uma saúde de ferro, temos que optar por uma alimentação rica em nutrientes!


É lamentável, principalmente, para nós nutricionistas, vermos o noticiário, mostrando o número alto de obesidade, hipertensão, diabetes no mundo todo.


Para reverter isso, temos que ter a consciência de que os alimentos são como remédios, previnem e tratam doenças, de um jeito saudável.


Com a criação de "fast foods", esses níveis de obesidade e outras doenças crônicas, aumentaram significativamente, devido ao alto teor de gorduras(principalmente a hidrogenada e saturada), açúcares, sódio, sendo os principais vilões para nosso organismo!!!


É muito comum, hoje em dia, as crianças e adolescentes apresentarem obesidade, hipertensão, diabetes, devido a alimentação inadequada oferecida a eles...ou por opção deles mesmo!!
Os pais e os educadores, são os principais responsáveis pela saúde dessas crianças e adolescentes. Deve-se orientar e ensinar a consumir alimentos saudáveis e mostrar os riscos que uma alimentação não saudável pode causar.


Bato sempre na mesma tecla, porque sei que muitos ouvem e não aproveitam as informações ou realmente não querem mudar os hábitos.
Sabemos que é muito difícil reeducar nossa alimentação, mas precisamos ter força de vontade! E eu os ajudarei!!! rs


O ganho de peso não está somente relacionada a aparência física, mas algo além disso, e mostrarei, em tópicos, o que pode acarretar...


- Doenças crônicas não-transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes, entro outras complicações mais sérias);
- Depressão (por conta da imagem, muitas pessoas se restringem e passam a viver excluídas da sociedade por vergonha, por exemplo);
- Cansaço excessivo (uma má alimentação, gera pouca disposição, baixa energia e assim, cansaço rapidamente);
- Baixo aprendizado (principalmente crianças e adolescentes que estão na fase de crescimento, consumir alimentos pobres em vitaminas e minerais, levam a uma menor produção de hormônios, evoluindo a uma menor concentração na hora da aula ou qualquer atividade relacionada);

-Maior probabilidade de apresentar câncer( de mama, fígado...)
- Estresse
- Sedentarismo
- Retardo no crescimento
- Aumento de doenças cardíacas
- Imunidade baixa, entre outros riscos...




VAMOS REVERTER ISSO??? (:


Para ter uma alimentação rica em nutrientes e balancear o peso, faça 6 refeições diárias. Mesmo sendo difícil por conta do tempo, tente...
- Opte por alimentos naturais (leite e derivados, frutas, legumes, verduras, cereais integrais...)
- Diminua o consumo de gorduras, açúcares e sal.
- Evite refrigerantes, álcool, tabagismo.
- Consuma mais água (não te calorias, e ajuda na lubrificação e hidratação do corpo)
- Durante a refeição, evitar a ingestão de líquidos, para não dilatar o estômago e assim, fazer melhor a digestão dos alimentos)
- Consuma chocolate, com moderação. Opte pelos mais amargos, faz bem ao coração!
- Opte por lanches naturais.

- Faça uma alimentação com tranquilidade, para os órgãos trabalharem direito.
- Pratique exercício físicos (caminhada, natação, musculação.. qualquer um é válido e faz um bem para nossa saúde!).


Bom, espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, me mandem pelo facebook do blog: Momento Nutrição.


Beijos!




Imagens:google






Nenhum comentário:

Postar um comentário