quinta-feira, 5 de julho de 2012

Acroleína: Você sabe o que significa?

Existem vários termos que nunca ouvimos falar, ou não fazem parte do nosso dia a dia. Acroleína está relacionado a gordura...
Quando fritamos uma batata ou um pastel, por exemplo, consequentemente o óleo utilizado,seja ele de soja,girassol,canola, vão aquecendo e aumentando sua temperatura. Porém, cada óleo tem uma composição química diferente e assim, uma temperatura ideal diferente. Quando essa temperatura é atingida, nós damos o nome de "ponto de fumaça", onde começa a sair aquela fumaçinha, pois o óleo já está "queimando".
Assim que as gorduras atingem temperaturas muito altas desidratam, perdendo sua qualidade, mesmo aqueles óleos importantes para nossa saúde, como o ômega 3,6 e 9, liberando uma substância cancerígena: acroleína!
Por isso, é muito importante diminuir a temperatura, prolongando o tempo da preparação, assim, garante o produto final, mantendo seus benefícios.

Veja abaixo, alguns óleos e gorduras e suas respectivas temperaturas ideais.


ÓLEO DE SOJA E DE GIRASSOL: entre 227° e 232°
ÓLEO DE CANOLA: entre 224° e 230°
AZEITE DE OLIVA: entre 210° e 238°
ÓLEO DE MILHO: entre 204° e 213°
MANTEIGA CLARIFICADA: entre 120° e 150°
MANTEIGA COMUM: entre 122° e 148°

IMPORTANTE:

Para frituras, utilize o óleo de girassol ou canola.
Para refogar, utilize o azeite ou manteiga.



Fonte:Imagens Google

5 comentários:

  1. e o óleo de soja não pode para fritura?

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que o óleo queimado era cancerígeno, mas nao conhecia o termo Acroleína. Tenho meu Blog Bem Viver - http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável),onde também escrevo sobre os alimentos funcionais.

    ResponderExcluir
  3. Canola (ou Canadian Oil), um óleo sintético fabricado no Canadá a partir de uma substância sabidamente venenosa, deveria ser sumariamente abolido da face da terra, assim como todos esses óleos vegetais, erroneamente usados pelo ser humano a partir do século XIX como "benéfico" à saúde. Ocorre que justamente após a humanidade passar a usar esses óleos é que proliferaram os infartos do miocárdio, doença quase desconhecida até então. Esse óleos "plastificam" a musculatura cardíaca e se depositam nas paredes dos vasos sanguíneos formando trombos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de pleno acordo e apoio em gênero, número e grau.Abaixo aos óleos vegetais, com raríssimas exceções!!!

      Excluir
  4. Reportagem importantíssima. Parabéns..

    ResponderExcluir