- São as partes comestíveis das plantas que compreendem: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.
- São conhecidas também como verduras e legumes.
- Ricas em fibra alimentar; ricas em fibra insolúvel (principalmente celulose)
- Célula jovem, produz a membrana mais externa denominada membrana primária (sensível): celulose, hemicelulose, substâncias pécticas (protopectina, pectina e ácido péctico).
Folhas: Podem ser consumidas cruas;
As folhas com alto teor de celulose, devem ser subdividas e cozidas para melhor aproveitamento pelo organismo;
São ricas em ferro, cálcio, pró-vitamina A, celulose;
Pobres em calorias, média de 20 kcal/100g.
Sementes: Ervilha verde, feijões verdes, milho verde, etc.
São fontes de vitaminas do complexo B, Fe e contêm teores variáveis de outros minerais e vitaminas;
São ricas em calorias, aproximadamente 40-80 kcal/100g;
Devem ser cozidas antes de serem servidas, devido à presença da celulose (cutícula endurecida) que envolve o grão.
Raízes e tubérculos:
Raízes: beterraba, cenoura, nabo, rabanete. Contém caroteno, ferro, 40 Kcal/100g;
Tubérculo: mandioca, batata, cará. Contém mais amido, 80 Kcal/100g;
Rizomas (numerosas ramificações): inhame e gengibre.
Bulbos: Alho poró, alho comum, cebola, cebolinha. Contém vitamina C e cistina (volátil), que lhes conferem o odor característico. São usados como condimentos e oferecem poucas calorias.
Flores: Alcachofra, brócolis, couve-flor, flores de aboboreira. Pouco têm em comum, além do reduzido valor energético (20 Kcal). Os brócolis são ricos em vitamina C; a flor de aboboreira em caroteno, a alcachofra em Fe, servem-se ligeiramente cozidas.
Frutos: Jiló, quiabo, berinjela, maxixe, moranga, pepino, abóbora, abobrinha, pimenta, tomate, chuchu. Possuem em comum somente a classificação botânica, pois tanto do ponto de vista nutritivo quanto as formas de preparo, cada qual tem características variáveis.
Caules: Aspargos, aipo (caule), palmito. São pobres em calorias, riquíssimos em fibras, tendo características próprias de preparo e sabor.
1 - Antes de usar, lavar bastante em água corrente;
2 - Deixar de molho, durante 20 minutos , de cada lado, numa vasilha com água filtrada ou fervida, misturada com água sanitária (uma colher das de sopa) ou o cloro para verduras (Hidrosteril). Ambos eliminam as bactérias E. coli e E. faecium.
3 - Enxaguar bastante, usando água filtrada ou fervida.
Ahh, uma dica, esta com aquela vontade de comer doce? Pois bem, comece a comer mais frutas nesses momentos e nos intervalos das refeições. Você verá que além de diminuir os quilinhos indesejados, também notará uma pele mais bonita, corada e jovem. As frutas, assim como as outras hortaliças, não fazem milagres, mas contribuem para o bom funcionamento do organismo, eliminando toxinas e trazendo benefícios como, vitaminas, fibras e sais minerais. Além de aumentar a saciedade, prevenir problemas cardíacos, câncer e ajudando na redução do colesterol.
Agora que você já sabe que as hortaliças são indispensáveis para nossa saúde, que tal dar mais cor ao seu prato? Garantimos uma saúde mais rica!
Fonte: http://www.posto7.com.br/hortalicas.htm
Gostou? Deixe sua opinião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário