As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada visando a perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose. A adoção da pirâmide alimentar se propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível.
Sendo assim, iremos começar a falar um pouco de cada grupo da pirâmide...
CEREAIS ,seus derivados e tubérculos
Por serem a principal fonte de hidratos de carbono e, consequentemente, principais fornecedores de energia, para além de possuirem vitaminas do complexo B, sais minerais, e fibras alimentares.
Durante a digestão os hidratos de carbono transformam-se em glicose, entrando na circulação sanguínea, indo para cérebro e músculos, onde são despendidos como energia, nas mais diversas funções e atividades do organismo. Uma parte dos hidratos de carbono fica armazenada sob a forma de glicogênio, constituindo uma fonte energética de reserva.
Este grupo é ainda importante na alimentação, pois os cereais integrais reduzem o risco de diabetes. Por outro lado, reduzem a absorção de gorduras, o que ajuda a manter as taxas de colesterol equilibradas, assim como, melhora o ritmo intestinal por serem muito ricos em fibras. Os alimentos que compõem este grupo são os cereais, o pão, as massas, o arroz, as batatas, entre outros. Devem-se consumir 5 a 9 porções diárias.
Os cereais possuem propriedades nutritivas (oligoelementos (microminerais,são elementos químicos essenciais para os seres vivos), vitaminas, sais minerais e enzimas), energéticas e fortificantes que se manifestam plenamente quando consumidos integrais. Devido a estas características, são essenciais ao crescimento e a estados específicos como a gravidez, a convalescença ou a fadiga. Na verdade, os cereais contêm todos os elementos necessários para compensar as energias despendidas pelo organismo.
Os tubérculos contêm uma apreciável quantidade de vitamina C. Quanto às proteínas, têmpoucas, mas as leguminosas secas, sobretudo a soja, possuem-nas em grande abundância,enquanto os cereais as têm em quantidades intermédias. Dos tubérculos, a batata é a rainha,mas nutricionalmente os outros são semelhantes. O amido é o açúcar alimentar maisadequado ao nosso metabolismo para a realização de esforços físicos e intelectuais, com asua digestão lenta e a sua absorção contínua e demorada. Os tubérculos possuem tambémminerais e vitaminas B.
Abaixo, estão alguns alimentos pertencentes a este grupo, mostrando a quantidade ideal de cada um.
Gostou? Deixe sua opinião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário